PS-Graciosa congratula-se pela reabertura das Termas do Carapacho

PS Açores - Há 2 dias

O Secretariado do Partido Socialista da Graciosa congratula-se pela reabertura das Termas do Carapacho, agora concessionadas à empresa Verde Similar Termas Limitada.

A ampliação e requalificação daquela estrutura foi concluída em 2009 e concessionada no ano seguinte, com um investimento de cerca de 3 milhões de euros. No entanto, por razões que se prendem com o tipo de águas e da sua própria localização, foi necessário prosseguir com alguns investimentos que tiveram de ser repetidos ao longo dos anos. Foi também realizada a proteção da orla costeira naquela zona e melhoramentos na piscina natural.

O Partido Socialista acredita que aquele complexo termal tem as condições para ser uma oferta diferenciadora e capaz de ajudar a combater a sazonalidade que tanto prejudica o desenvolvimento do turismo que, ao contrário de outras ilhas, na Graciosa continua a marcar passo.

Lamentamos, no entanto, ter sido preciso esperar cinco anos de governo liderado por José Manuel Bolieiro para que as Termas do Carapacho estejam ao serviço dos Graciosenses e dos seus visitantes. O partido liderado por José Manuel Bolieiro, que hoje celebra a sua reabertura, é o mesmo que foi o responsável por anular o concurso após a empresa já ter sido declarada vencedora, numa atitude, alegadamente, motivada por pressões políticas locais. Se confirmada, essa interferência demonstra na perfeição o preocupante estado do atual panorama político Graciosense.

Alterar as regras a meio do jogo, como fez este Executivo, não é prática inédita, mas atrasou o processo por mais um ano e forçou a empresa a recorrer aos tribunais na procura de justiça.

Até 2020, os Graciosenses estavam habituados a dispor de um serviço termal, que, apesar das dificuldades e interrupções pontuais devido às caraterísticas das águas, como já foi dito, garantia acompanhamento de médicos especialistas em reumatologia e hidrologia através de protocolo com o Instituto Português de Reumatologia, contribuindo, assim, para a saúde e qualidade de vida dos utilizadores.

O Secretariado do Partido Socialista da Graciosa endereça votos sinceros de sucesso à Verde Similar Termas Limitada, e em particular à sua gerente e restantes colaboradores, desejando êxito na execução do ambicioso projeto a ser implementado nas Termas do Carapacho.

Por fim, é preciso recordar que, quando na oposição, o PSD classificava todos estes processos como urgentes e inadiáveis. Agora, à frente do Governo, a determinação evaporou-se, dando lugar a uma preocupante falta de coerência e sentido de responsabilidade e isso vê-se nos casos da saúde, da marina da Barra, das estradas regionais e dos transportes marítimos de passageiros, apenas para citar alguns exemplos.

O Partido Socialista da Graciosa exige mais respeito pelos compromissos assumidos e continuará, de forma intransigente, a defender os interesses da população, a coesão regional e o desenvolvimento da ilha.